Submissão

As submissões de trabalhos na III Jornada de Estudos em Psicologia da UFPA encerraram no dia 15 de setembro de 2014, mas você ainda pode participar.

Inscreva-se AQUI até o dia do evento!

Descrição das modalidades de submissão de trabalhos e eixos temáticos

O tema da III Jornada de Estudos em Psicologia da UFPA é: Olhares e Práticas Contemporâneas na Psicologia. A partir desse tema, foram criados eixos temáticos para os trabalhos:

Eixo 1:  Psicologia e Saúde;
Eixo 2: Psicologia e Educação;
Eixo 3: Avaliação Psicológica e Psicologia Clínica;
Eixo 4: Psicologia Social e Comunitária;
Eixo 5: Psicologia, Justiça e Diretos Humanos;
Eixo 6: Psicologia Organizacional e do Trabalho;
Eixo 7: Mídia e Psicologia;
Eixo 8: Psicologia do Desenvolvimento Humano;
Eixo 9: Psicologia Evolucionista;
Eixo 10: Pesquisa Básica em Psicologia;
Eixo 11: Aspectos Históricos, Teóricos e Filosóficos (Formação em Psicologia);
Eixo 12: Psicologia do Trânsito;
Eixo 13: Psicologia do Esporte;
Eixo 14: Gênero, Sexualidade e Intersecções.

As modalidades para apresentação de trabalhos na III JEPSI são: Painel (Banner), Comunicação Oral e Relato de Experiência.

Painel
Destina-se à apresentação de relatos de pesquisa por meio de exposição, em formato predominantemente gráfico. Podem ser propostos por estudantes e profissionais que têm se dedicado aos eixos temáticos.

Comunicações Orais
As sessões de Comunicações Orais serão integradas por relatos breves de investigações científicas dentro de um dos eixos temáticos. Sua duração será de 15 minutos por trabalho. Cada sessão terá um coordenador, previamente indicado pela Comissão Organizadora do evento.

Relato de Experiência
O Relato de Experiência se refere ao relato da prática/atuação do psicólogo (a) dentro de um dos eixos temáticos. Sua duração será de 15 minutos por trabalho. Cada sessão terá um coordenador, previamente indicado pela Comissão Organizadora do Evento.

Os trabalhos serão avaliados por base dos seguintes critérios: (a) Fundamentação e relevância do estudo; (b) Apresentação clara do problema de pesquisa/experiência; (c) Adequação do método aos objetivos propostos; (d) Clareza na apresentação e discussão dos resultados; (e) A conclusão está de acordo com os objetivos e a metodologia da pesquisa/experiência que foi desenvolvida, podendo indicar perspectivas futuras.


Vale lembrar: Para abrir espaço para a diversidade e contemplar o maior público possível, cada autor deve submeter até dois trabalhos e não há limites de trabalhos para co-autores.

Normas para elaboração dos resumos

Devem ser descritos o título do trabalho seguido dos autores, o(s) eixo(s) temáticos no(s) qual(is) o trabalho se insere, bem como a modalidade de apresentação (se Painel, Comunicação Oral ou Relato de Experiência).
O resumo deve conter um mínimo de 200 e máximo de 300 palavras, além de três palavras-chave. Deve ser escrito em português, em parágrafo único.
O corpo do texto deve ser composto por: uma introdução (incluir aspectos da literatura que ressaltem a relevância científica do estudo, definir conceitos principais, descrever os objetivos de forma clara), método (descrever participantes, ambiente, instrumentos/materiais e procedimentos utilizados na coleta dos dados), resultados (descrever a síntese do que foi obtido com o estudo) e discussão.
O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos etc). Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.